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Desafios e tendências no segmento de dermocosmética

Com a recuperação do setor nos últimos 5 anos (superamos a marca de US$3,3 bilhões em 2022), o mercado da beleza está apresentando uma forte expansão nos negócios e já representa para os empreendedores uma ótima escolha de segmento para atuar.

Hoje, os consumidores têm procurado cada vez mais por soluções efetivas para os efeitos da radiação UV e da poluição, tratamentos capilares, cuidados com a pele (rugas, flacidez, manchas, antienvelhecimento e outras demandas que as marcas de produtos dermocosméticos têm suprido com eficiência no mercado brasileiro).

Segundo dados do Euromonitor Internacional, provedor de pesquisas de mercado, o Brasil possui atualmente o quarto maior mercado de cuidados pessoais e beleza do planeta. Portanto, toda essa demanda potencial tem sido muito bem aproveitada pelas redes de farmácias para a venda de dermocosméticos. Diante da grande procura por esses artigos e devido às suas características inerentes, as drogarias têm como desafio apresentar em seus espaços físicos uma série de requisitos adequados para comercializar esse tipo de mercadoria. Junte-se a isso, o ambiente farmacêutico traz para o público consumidor a credibilidade e a confiança necessárias na hora da compra de algum produto de beleza e de cuidados estéticos.

Por isso, se você deseja aproveitar essa oportunidade para otimizar os resultados de sua farmácia, confira neste artigo algumas dicas essenciais sobre as melhores estratégias para venda de dermocosméticos e aproveitar as tendências desse mercado promissor.

A medicalização da beleza: uma forte tendência no mercado de dermocosméticos

A medicalização da beleza é uma tendência que tem aparecido nos últimos anos e agregado valor ao mercado dos produtos dermocosméticos, impulsionando o segmento com a oferta de tratamentos cada vez mais variados, potentes e eficientes, fazendo com que os consumidores pesquisem mais e busquem por produtos que justifiquem seu investimento.

Hoje, segundo os especialistas do setor, mais de 90% das mulheres acima dos 40 anos estão dispostas a pagar mais de R$70 por produto e a farmácia se apresenta como principal canal de vendas. As farmácias e drogarias mudaram a visão de um local relacionado exclusivamente à doença para se transformarem em ambientes relacionados à saúde e bem-estar

Hoje, as empresas de dermocosméticos investem cada vez mais no treinamento de suas equipes para a divulgação de seus produtos nos pontos de venda das farmácias e drogarias, criando a função de dermoconsultores para auxiliar suas vendas por meio da experimentação e do esclarecimento das dúvidas dos consumidores, respeitando (é claro) as orientações médicas quanto à utilização desses produtos.

Quais são os principais pontos a serem observados para a venda de dermocosméticos em farmácias?

1. Estrutura física

Verifique a adequação dos espaços físicos da sua loja de forma a oferecer a melhor experiência do cliente possível durante sua jornada de compra. Quando a estratégia é sobre a venda de dermocosméticos. é essencial que você estabeleça um espaço separado e preparado especialmente para a oferta desse tipo de produto (e que seja também independe dos demais itens expostos em sua loja física).

Tudo deve ser organizado e muito bem sinalizado nas prateleiras da farmácia, agrupando os artigos semelhantes e facilitando assim a busca desses artigos por seus clientes (geralmente eles possuem uma exposição de acordo com sua utilidade e aplicação). Crie divisões entre maquiagem, proteção solar, produtos anti-idade, itens de banho. A divisão por categorias facilita bastante e acelera a tomada de decisão do cliente.

2. Conhecimento dos produtos

É importante conhecer bem as particularidades de cada categoria, suas contraindicações e o que é mais adequado à demanda momentânea do cliente, atendendo assim suas necessidades e suas expectativas quanto às propriedades do produto a ser escolhido (isso é fundamental para efetuar uma boa venda e garantir a satisfação do cliente). Por isso, é desejável que sua equipe de vendas conheça as características mais básicas desses produtos e quais as precauções que se deve ter ao utilizá-los.

Com essa “consultoria de beleza”, é possível orientar de forma segura quanto ao artigo mais adequado às suas demandas. Alguns ácidos para a pele, por exemplo, quando utilizados demandam muitos cuidados com a exposição ao sol (nesses casos, a atenção quanto ao filtro solar deve ser recomendada). Ações como essa, durante o atendimento ao cliente, podem prevenir sua loja de problemas e assegurar o bem-estar do consumidor.

3. Mix variado de produtos nas prateleiras

Se você tiver uma disponibilidade de aplicação de recursos, ajuda muito a inclusão de algumas opções de cada artigo, de diferentes marcas e preços, para ofertar um mix variado de produto. Essa estratégia tende a levar o cliente a compra do artigo que julgou ser mais interessante na comparação com outro (se houver apenas uma opção, pode ser que ele não efetue a compra).

Ao criar combos com vários produtos diferenciados, você pode elevar assim o ticket médio por cliente (normalmente, os kits são montados com itens da mesma marca e podem ser arrumados em cestas ou caixas mais caprichadas, servindo como uma boa alternativa de presente).

4. Invista em uma presença on-line

Construa um canal ativo nas redes sociais para gerar uma maior proximidade com seu público potencial, permitindo que você oriente sua demanda. Nesse sentido, é fundamental que você e sua equipe de marketing digital desenvolvam conteúdos de valor que expliquem e destaquem o uso correto de dermocosméticos (quais são os mais indicados para cada tipo de pele, como tratar problemas como a acne, por exemplo, e quais os benefícios de cada produto).

No ambiente digital, você pode ajudar seus clientes a identificarem seus problemas estéticos e orientá-los em relação às opções de tratamento que a loja dispõe. Além disso, deve-se usar esse canal de comunicação para entender melhor o que seu público precisa e repassar isso ao setor de compras de seu negócio.

5. Dedique sua atenção ao pós-venda

Os cuidados com o atendimento ao cliente no pós-venda fazem com que ele se sinta cada vez mais valorizado por seu negócio (ajudando bastante na identificação e fidelização com a marca). A utilização de vários meios como: e-mail marketing, chat ou até as redes sociais torna possível o acompanhamento dos clientes, orientá-los quanto ao melhor uso dos artigos adquiridos e também atender a quaisquer reclamações.

As dúvidas ou queixas dos clientes devem ser prontamente atendidas (os clientes mais insatisfeitos se esforçam para serem ouvidos pelos demais). Por isso, a continuidade da sua atuação no pós-venda é importante na hora de construir uma boa reputação. As reclamações ocorrem em qualquer tipo de negócio, mas é sua postura diante delas que define como sua empresa será vista pelos demais clientes e se destacará positivamente no mercado.

6. Criação de um programa de fidelidade

O consumidor contemporâneo está sempre mais inclinado a comprar quando enxerga uma vantagem clara no negócio e obtém uma experiência de compra satisfatória. Um programa de fidelidade com descontos atrai clientes e ajuda sua loja a vender muito mais (principalmente se as regras forem claras e bem informadas, evitando assim que os consumidores se sintam enganados).

As ofertas do programa podem estar disponíveis no site de sua empresa ou até mesmo serem enviadas por e-mail marketing para que a vantagem do pacote de fidelidade se torne ainda mais clara e atrativa junto ao seu público. Esse é um diferencial competitivo que contribui bastante para o fluxo de vendas e potencializa a experiencia do cliente.

7. Uso da tecnologia como aliada dos negócios

Utilize um sistema informatizado e desenhado exatamente para as demandas de seu negócio. Um sistema especialmente voltado para farmácias deve incluir meios de acompanhar e gerir os estoques, apresentar mecanismos de pagamento (seguros e práticos), apontar dados de pedidos e entregas, além de permitir a criação de ofertas exclusivas de fidelidade.

Hoje, já existem diversas soluções tecnológicas adequadas para o ambiente farmacêutico e que são capazes de otimizar significativamente os resultados da sua loja. O engajamento digital da sua empresa é um diferencial que deve ser explorado para potencializar suas estratégias e ampliar o alcance dos negócios da sua farmácia.

Como você pode notar, o momento é de expansão para farmácias e drogarias que precisam estar antenadas para as novidades que surgem a todo momento. Cosméticos masculinos, novas linhas de maquiagem sustentáveis e o aumento da demanda médica (por meio de outras especialidades diferentes da dermatologia) são algumas das tendências que apontam para um futuro cada vez mais diverso e rentável nesse setor. Aprimorar o atendimento ao cliente e potencializar a experiência do cliente nas farmácias são fatores primordiais para a lucratividade desse negócio!