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7 estratégias para fidelizar o cliente de supermercado

Atrair clientes para os supermercados nunca representou um grande problema, pois é nesses estabelecimentos que são vendidos os produtos essenciais para a sua sobrevivência e sempre terão, afinal, pessoas comprando. Mas, por outro lado, manter hoje a fidelização desse público é extremamente difícil de ser alcançada, diante das inúmeras ofertas existentes e a crescente competitividade da concorrência para ocupar seu lugar de destaque no mercado.

Um cliente fiel está disposto, muitas vezes, a pagar até mais caro por um produto se ele lhe traz algum tipo de diferencial positivo e satisfação quanto à sua experiência de compra (qualidade e variedade dos produtos/ serviços oferecidos, identificação com a marca, localização do supermercado, equipe que ofereça um excelente atendimento ao cliente etc.), fazendo com que esse relacionamento se prolongue ao longo do tempo e seja compartilhado com seus amigos, familiares e afins.

Dessa forma, é preciso que os empreendedores desse importante segmento de mercado invistam cada vez mais em estratégias de fidelização que possam contribuir para uma maior imersão do consumidor em suas dependências e junto aos seus canais de atendimento, elaborando soluções de melhoria que atendam às necessidades do cliente de forma satisfatória e que tragam resultados cada vez mais expressivos aos seus negócios.

Quais as estratégias de fidelização podem ser úteis para o seu supermercado?

1. Defina qual o seu público-alvo e direcione suas estratégias de fidelização

Direcione suas estratégias de fidelização para os moradores próximos ao seu estabelecimento (realizando pesquisas de satisfação e conhecendo o público de sua região). Uma pesquisa bem construída permite que seu supermercado tenha o feedback de seus clientes potenciais e perceba quais os pontos chave que podem ser aprimorados em seu dia a dia. Tendo isso em mente, você terá um cliente que não só voltará a comprar no seu estabelecimento, como também terá um promotor eficiente que indicará seu mercado para outras pessoas próximas.

2. Ofereça um atendimento ágil, humanizado e personalizado

Além de oferecer um ambiente sempre limpo, bem organizado e com uma boa gestão do seu estoque, procure manter uma boa sinalização e disposição dos seus produtos nas prateleiras (certificando-se de que todos os itens tenham uma precificação correta e estejam de acordo com toda a sua divulgação, impressa ou on-line, para que o consumidor não desista da compra por falta de informação ou por informações incorretas). Possua uma equipe continuamente bem treinada e qualificada para prestar o melhor atendimento ao cliente possível, oferecendo a ele uma jornada de compra baseada na empatia e na sua valorização como cliente da marca.

3. Crie ofertas e descontos especiais para os clientes fiéis

Embora seja importante atrair novos clientes para o supermercado, é fundamental ter em mente a importância de manter aqueles consumidores que já frequentam o estabelecimento repetidas vezes, gerando mais lucro do que os que comparecem esporadicamente. Crie um clube de vantagens para seus clientes fiéis (através de ofertas e promoções especiais para quem possui um relacionamento mais próximo com a marca). Já existem várias opções de ferramentas que oferecem uma interação mais próxima e recorrente entre o supermercado e seu público-alvo (gerando engajamento e contribuindo para a satisfação como cliente preferencial).

4. Mantenha canais de comunicação eficientes

Os canais de atendimento ajudam a estreitar cada vez mais os laços da sua empresa com os consumidores, gerando uma comunicação assertiva e garantindo maior conversão/fidelização de seus clientes (que se sentem ainda mais ouvidos em suas necessidades e contando com um suporte do estabelecimento para responder suas dúvidas e demais solicitações). Você pode alinhar essa comunicação por e-mail, telefone, site, redes sociais e outros canais para criar um atendimento cada vez mais próximo, personalizado e eficiente.

5. Desenvolva um programa de fidelidade para o seu supermercado

Isso possibilita cadastrar clientes novos e antigos (aumentando assim sua base de contatos), além de manter um contato mais direto com seu público-alvo (com informações de novidades, criação e desenvolvimento de campanhas publicitárias, sorteios ou descontos especiais que incentivem o consumidor a comprar cada vez mais em seu estabelecimento).

6. Utilize o poder das redes sociais a seu favor

Use o ambiente digital para se conectar com seu público-alvo de uma forma mais próxima e mais constante (existem diversas ferramentas on-line que podem aproximar e fidelizar seus clientes). Poste dicas e receitas de utilização dos produtos que seu estabelecimento vende para engajar e motivar ainda mais a interação com o consumidor (através de perguntas e respostas sobre sua prestação de serviços, lançamento de campanhas, sorteios e descontos especiais entre outras ações).

7. Utilize a metodologia do Cliente Oculto

Além de ajudar a melhorar o atendimento ao cliente, essa metodologia é uma eficiente forma de aplicar suas estratégias de fidelização em seu supermercado (identificando as dores do seu estabelecimento e verificando o que está prejudicando a experiência do cliente). Com o Cliente Oculto, você tem em mãos uma avaliação anônima, imparcial e precisa sobre todos os pontos que precisam ser melhorados para uma eficiente prestação de serviços junto ao seu público potencial, colaborando significativamente para a construção de um relacionamento mais próximo e de acordo com as suas necessidades.

Quer saber sobre a metodologia do Cliente Oculto?

Quando o seu supermercado se dedica a essas ações práticas em suas rotinas de operação, ele aumenta seu ticket médio com a recorrência em compras e passa a contar com um cliente promotor, ou seja, uma pessoa que acredita nos seus valores, confia na sua marca e indica seus produtos/serviços para outras pessoas de sua comunidade. A incorporação dessa cultura de fidelização em seu dia a dia possibilita uma experiência do cliente mais assertiva e satisfatória, garantindo certamente uma vantagem extremamente competitiva para seus negócios!

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