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3 filmes inspiradores sobre Customer Success

Existem filmes que podem se tornar ótimos exemplos de abordagem sobre temas importantes para aplicação em nossos negócios e até mesmo sobre a nossa postura profissional. São grandes lições ou mensagens motivacionais embutidas em histórias que nos permitem discutir sobre novas ideias em um treinamento interno de nossas equipes.

Atualmente, as empresas têm utilizado bastante esse farto material cinematográfico como uma boa alternativa para motivar e engajar suas equipes, gerando insights valiosos principalmente junto às equipes de atendimento ao cliente, servindo como fontes inspiradoras para melhorar cada vez mais a experiência do cliente (através de jornadas de compra bem sucedidas que trazem excelentes resultados para as marcas).

Conheça o Customer Success em histórias que trazem grandes reflexões

Muito mais do que um simples momento de lazer, esses filmes nos fazem ter a percepção sobre a realidade que nos cerca e, para quem é visionário, são uma excelente forma de inspiração para a criação de estratégias que irão impulsionar nossas vidas e nossos negócios. Selecionamos, a seguir, 3 exemplos para você se inspirar:

1. Jerry Maguire (1996)

Esse filme conta a história do agente esportivo Jerry Maguire (interpretado por Tom Cruise) que precisa passar por uma grande transformação pessoal e profissional, onde percebe a importância de cuidar dos seus clientes e construir relacionamentos que sejam duradouros (colocando os interesses de seus clientes em primeiro lugar) para obter o sucesso que deseja. No caso, o agente concentra toda a sua energia e potencial em seu único cliente, um jogador temperamental de futebol americano (interpretado por Cuba Gooding Jr.). Veja, abaixo, alguns insights de Customer Success contidos nele:

– O cliente é único: estabeleça um relacionamento diferenciado e duradouro com ele. O segredo para o sucesso do cliente (e o seu próprio) é construir relações cada vez mais pessoais e diferenciadas.

– Trate seu cliente como gostaria de ser tratado: sendo cada cliente único para você, suas necessidades e expectativas precisam ser encaradas sempre com muita atenção para que seja entregue a ele uma experiência mais próxima e humanizada (entendendo realmente quais são as suas dores e as suas necessidades).

– Conheça seu cliente e saiba como representá-lo: conhecer o seu cliente é fundamental para que você personalize cada vez mais o seu atendimento junto a ele. Envolva-se de verdade com o sucesso de quem solicita o seu produto ou serviço.

– O que é o sucesso para o cliente: é necessário compreender o que o sucesso significa para o cliente (o que pode ser resolvido, um atendimento personalizado ou a facilidade de uso de uma ferramenta específica). Gritar loucamente “Show me the money!” foi um pedido do jogador para avaliar se o agente teria uma identificação com ele (se estaria pronto para falar a sua linguagem e agir como ele e pelo sucesso dele). Tão importante quanto saber o que é sucesso para os clientes, é acompanhar continuamente se estamos entregando mesmo isso a eles.

– Enxergue todas as possibilidades: no filme, todo mundo do mercado enxergava muito mal o cliente de Jerry Maguire. Ele tinha muitas exigências, personalidade forte e, em diversas ocasiões, tirava todo mundo do sério. Mas nada disso fez com que o agente desistisse e não enxergasse o grande potencial daquele jogador e, como era sua única e última chance naquela temporada, se virou para que desse certo (mesmo que isso significasse ter que mudar o “mindset” do atleta). Enxergue tudo como um grande aprendizado, inclusive as críticas, para fazer o que é certo. Devemos valorizar sempre a troca de experiências para ampliarmos nossos horizontes de conhecimento e aprimoramento. Isso serve para a vida e os negócios.

Satisfação do cliente: para promover mudanças e sugerir melhorias, é preciso fazer pesquisas para medir o grau de satisfação com o serviço prestado e o atendimento. Existe um modelo de pesquisa focado em entender a satisfação dos clientes, o Customer Sastifaction Score (CSAT), que nos mostra o quão satisfeito ele está com a nossa empresa (seja o atendimento ao cliente, o produto/serviço oferecido, o preço ou mesmo quanto ao prazo de entrega).  

2. Chef (2014)

É a história do chef de cozinha Carl Casper (interpretado pelo ator e diretor Jon Favreau) que decide abrir seu próprio negócio de food truck, depois de ter sido demitido de um famoso restaurante de Los Angeles e após ter recebido algumas críticas negativas de um crítico culinário. A trama enfatiza a importância de saber ouvir os seus clientes, adaptar seu menu (ou seu portfólio de serviços) e fornecer uma experiência que seja realmente positiva e memorável para o cliente. Veja, abaixo, algumas dicas que você pode aplicar no seu negócio:

– Seja claro: “Nenhum vento sopra a favor dos que não sabem para onde estão indo”. Quando você tem clareza do que quer, toda sua energia se canaliza para a realização do seu plano. Não existe sucesso sem clareza de propósito (de onde você deseja chegar para obter o sucesso do cliente e obter bons resultados com o seu produto ou serviço).

– Seja Conciso: Se você não consegue ser objetivo ou precisa de muito tempo para explicar seu plano é porque ele não é bom o suficiente. O sucesso surge quando há clareza e objetividade no que você define fazer. Quanto mais sucinto e preciso for, mais rápido chegará no seu propósito.

– Seja Flexível: A inflexibilidade e a rigidez afetam o engajamento de Carl no seu trabalho, o impedindo de pensar em outras formas de conversar com seu chefe sobre sua vontade de inovar. A flexibilidade psicológica é importante no desenvolvimento de qualquer tipo de trabalho, mesmo em relação às situações mais adversas que possam surgir. Quando Carl aceita a ideia de sua ex-esposa de criar um food truck, ele aceita a sua ajuda e inicia uma nova forma de abordagem quanto ao seu negócio (servindo comidas mais rápidas e simples, porém diferenciadas e apetitosas para os seus clientes).

– Mantenha-se sempre atualizado: Um dos erros cometidos por Carl Casper se repete com muitos empresários veteranos que não usam a tecnologia e as mídias digitais a seu favor. É conhecendo os meios de comunicação e onde seu público está inserido que é possível criar planejamentos estratégicos e gerir melhor seus negócios. Percy, filho de Carl, teve um papel fundamental de Social Media. Além de monitorar o que a audiência estava falando sobre o pai (sempre avisava aos clientes, por meio do Twitter, qual seria a próxima parada do food truck), fazia check in nas cidades onde paravam e postava fotos para que as pessoas curtissem e compartilhassem com amigos/conhecidos. Isso fez com que a empresa de Carl tornasse um sucesso na internet (atraindo cada vez mais consumidores e tornando o seu conceito inovador).

– Preze pela imagem da sua marca: a má conduta do chef Carl Casper nas redes sociais impactou de forma bem negativa a sua imagem (como visto no filme). As redes sociais são como vitrines e o mal uso delas pode manchar a sua reputação profissional junto aos clientes. Evite brigas ou discussões com clientes e concorrentes. Use técnicas de marketing de conteúdo e use os seus canais de atendimento ao cliente para trazer informações úteis e relevantes (que deixem o seu cliente confortável com a sua marca e passe a ser, a partir de uma boa experiência com a sua empresa, um promotor orgânico do seu negócio).

3. Joy: o Nome do Sucesso (2015)

O longa traz importantes dicas para empreendedores: como ter uma inspiração e fazer um bom planejamento para alcançar o sucesso do cliente. Ele conta a história de uma dona de casa chamada Joy Mangano (interpretada pela atriz Jennifer Lawrence) que sentia, diariamente, dificuldades em limpar alguns cômodos com os produtos disponíveis no mercado.

Em vez de se conformar com isso, ela decide criar por conta própria (dentro do quarto da sua filha) um esfregão com um conceito totalmente novo e que passou a ajudar milhares de pessoas. Se você é um visionário, vê logo nas entrelinhas do filme como visualizar novas formas de impulsionar o seu negócio, melhorando o atendimento ao cliente e aumentando as chances do seu sucesso.

– Comece por onde você conhece: assim como Joy, toda empresa começa com uma ideia para gerar lucro, mas também para solucionar algum problema. Foque em algo concreto e que possa mudar a vida das pessoas para melhor.

– Planeje muito bem as etapas do seu negócio (nome da sua empresa e área de atuação, estudo do mercado e da concorrência, diferenciais do seu produto ou serviço, plano operacional, plano financeiro e plano de marketing).

– Seja persistente com o seu negócio: a vida de um empreendedor não é fácil. Às vezes, errar é necessário para fazer com que o seu time se desenvolve e esteja melhor preparado para os próximos desafios. Joy também teve que enfrentar, além da sua dificuldade financeira, uma confusão burocrática no momento em que seu produto foi colocado à venda.

– Ninguém vende o seu negócio tão bem quanto você. O que fica de lição nesse filme é que a empatia pela marca é fundamental para a prosperidade dos negócios. Ninguém representa melhor a empresa do que quem a desenvolveu. Passe para seus colaboradores tudo o que sabe sobre o seu produto ou serviço da melhor forma possível para que eles estejam alinhados e engajados com os seus objetivos. Isso vai impulsionar suas vendas e contribuir para o sucesso do cliente. Lembre-se daquela máxima: se quer ir rápido, vá sozinho. Mas se quer ir longe, vá sempre acompanhado.