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Desafios e tendências do mercado pet

Desafios e tendências do mercado pet

Os animais de estimação (popularmente conhecidos como pets) sempre ocuparam um lugar de destaque em inúmeros lares das famílias brasileiras e hoje seus tutores estão cada vez mais atentos aos cuidados e tratamentos que são necessários para melhorar e prolongar a vida de seus fiéis companheiros. Essa tendência é uma excelente notícia para os empreendedores que têm interesse em investir nesse setor.

Um levantamento do Sebrae aponta que o mercado das lojas de animais e pet shops foi um dos mais buscados como ideia de negócios no ano de 2022. E uma das respostas para essa procura é que o Brasil já ocupa o 3º lugar no ranking mundial na população total de animais de estimação, de acordo com a ABINPET, ou seja, são milhões de lares com um ou mais pets em todo o país. Dessa forma, a perspectiva é que haja um significativo crescimento do setor (cerca de 87%) até 2026.

Onde há “pais e mães de pet”, há o consumo de produtos e serviços veterinários

Ainda segundo um estudo do Sebrae, a primeira metade de 2022 contabilizou mais de 18 mil empresas abertas nas atividades voltadas ao comércio de animais domésticos, assim como de artigos e alimentos para o seu consumo. Neste cenário promissor de empreendedorismo, é fácil projetar que o segmento pet prometa continuar evoluindo em 2023 (basta observar a crescente expansão da presença de grandes redes de pet shop, clínicas veterinárias ou mesmo das casas de ração que surgem a todo momento em cada bairro da cidade).

Câmeras de monitoramento para vigiar e até conversar com os pets, chips para rastreamento dos animais, alimentadores automáticos (controlados por aplicativos), brinquedos que estimulam os animais a gastarem suas energias para diminuirem o estresse, artigos de higiene pet, buffets para pets, bebedouros e comedouros com automação, produtos de alimentação natural, hospedagem, creche, adestramento, cuidados de embelezamento e o varejo de medicamentos veterinários são algumas das grandes apostas dos empreendedores do mundo pet. Além disso, a concorrência tende também a aumentar ainda mais, fazendo com que, mais do que nunca, seja fundamental investir em diferenciais que atraiam os tutores para os serviços e produtos que sua empresa pet oferece (fidelizando e atraindo novos clientes).

Quais são os principais desafios e dicas para sua empresa prestar um bom atendimento e crescer no mercado pet?

1. Fique de olho nos custos

É importante montar um quadro de custos com as despesas variáveis, fixas e comerciais (elas incluem o valor do aluguel, salário dos funcionários, despesas de material administrativo, produtos para revenda, impostos e taxas cobradas).

2. Entenda o que seu cliente precisa

Para prestar um bom atendimento ao cliente, esteja atento a tudo que seu cliente disser a você (isso facilita bastante seu processo de venda, seja de produtos ou serviços). Seja um consultor para seu cliente e demonstre sempre empatia e carinho em relação às necessidades do pet em questão (respeitando suas particularidades).

3. Aposte em diferenciais

Para se destacar nesse mercado de bastante concorrência, é essencial que sua empresa ofereça produtos e serviços variados, além de opções que tragam uma maior comodidade para o atendimento ao cliente (como a utilização do e-commerce, por exemplo).

4. Invista em qualidade

Pode parecer óbvio o que dizemos aqui, mas é importante prezar sempre pela qualidade de seus produtos e serviços, a fim de proporcionar sempre a sensação de segurança e bem-estar aos animais de estimação de seus clientes. Isso fará com que eles tenham uma ótima impressão de sua empresa (divulgando junto a outros conhecidos a boa imagem que sua marca tem no mercado).

5. Cultive a fidelização

Para que seus clientes voltem sempre ao pet shop ou qualquer negócio voltado aos seus animais de estimação, o empreendedor deve oferecer descontos, planos mensais e de fidelidade. Além disso, amplie seus canais de relacionamento com a clientela, prezando pela humanização de seu atendimento ao cliente. Os clientes são conquistados pelo carinho e dedicação aos seus animaizinhos.

6. Divulgue sua empresa pet

Para atrair clientes, é preciso investir em divulgação (redes sociais e sites) e realizar parcerias com clínicas veterinárias e empresas do segmento pet.

7. Tenha atenção às exigências legais, normas e decretos

No caso de pet shops, é necessário seguir algumas normas obrigatórias (como obter um alvará de licença da Vigilância Sanitária).

8. Treine e monitore seu time de atendimento

Lembre-se que o importante é focar na excelência de seu atendimento ao cliente em relação à sua pet shop. Converse com ele e seja sempre participativo quanto às suas demandas e demais solicitações (construindo assim um relacionamento bem mais próximo e humanizado). Não foque somente na resolução de questões pontuais. Seja empático e compreensivo com os tutores (demonstrando atenção nas suas interações e zelo junto aos seus animais domésticos). Uma forma de monitorar sua prestação de serviços na pet shop é utilizar a metodologia do Cliente Oculto (para identificar possíveis gargalos, capacitar sua equipe e implantar melhorias para o bom andamento do negócio).

Conheça 3 ótimas tendências para o mercado pet brasileiro em 2023:

1. Planos de Saúde Pet

Essa é uma tendência crescente nesse mercado nos últimos 5 anos. Os planos de saúde para pets são uma opção cada vez mais procurada pelos tutores. Despesas do dia a dia, como check-ups e consultas, podem oferecer cobertura parcial ou total aos pets (algumas modalidades já incluem até mesmo os procedimentos de emergência, como: cirurgias e internações veterinárias). Caso você não possua uma estrutura para realizar esse tipo de atendimento e não queira criar seu próprio plano, busque outras empresas parceiras (onde você pode aderir às opções já existentes no mercado). Verifique aspectos como os benefícios oferecidos e se a margem de contribuição faz sentido para seu negócio. 

2. Hotéis e Hospedagens para pets

Muitas pessoas precisam viajar e não têm com quem deixar seu animal de estimação. Por isso, para suprir essa demanda, os hotéis para pets surgem como uma das grandes tendências do mercado pet em 2023. Se você deseja aderir a essa novidade, tenha atenção: não basta possuir um espaço físico disponível em sua clínica ou pet shop. É preciso que você ofereça um atendimento médico de qualidade e esteja atento às exigências e necessidades dos seus “hóspedes” (como a apresentação de suas carteiras de vacinação em dia, por exemplo). É importante analisar os hábitos de cada bichinho de estimação (qual o tipo de alimentação, medicações necessárias e o nível de sociabilidade dos pets entre outras coisas). As necessidades especiais também entram nesse pacote (existem espécies de cães, por exemplo, que possuem dificuldades respiratórias crônicas e, por isso, precisarão de um cuidado especial nas atividades físicas que irão participar.

3. Alimentação natural

Cada vez mais, a comida “de verdade” tem ganhado importância junto aos tutores que se preocupam com uma alimentação saudável para seus pets. A alimentação natural vem surgindo como uma tendência nichada (principalmente entre as classes sociais A e B). Hoje, além das refeições do dia a dia, existe uma forte demanda por petiscos saudáveis, sem transgênicos ou ingredientes artificiais. Alguns veterinários receitam ainda uma dieta para produção na própria casa do tutor. Hoje, também é possível terceirizar esse preparo, comprando essas refeições direto com empresas especializadas em alimentação pet (já existem algumas opções de refeições naturais, frescas e congeladas disponíveis no mercado acondicionadas em sacos à vácuo ou em latas ou potes de vidro). Os pets alérgicos ou intolerantes à proteína animal e glúten justificam o crescimento desse segmento.

Empreendedores que desejam atuar no segmento pet, precisam ter em mente que a dedicação, o conhecimento e o amor por este trabalho são os melhores aliados para o sucesso do seu negócio. Basta que estejam cientes quanto às inúmeras novidades que esse mercado, em franca expansão no Brasil, traz ano após ano.