No momento, você está visualizando Atendimento de excelência no varejo de moda – desafios e soluções

Atendimento de excelência no varejo de moda – desafios e soluções

O setor de moda e vestuário é um dos que mais movimentam a economia do nosso país. Após a crise da pandemia, que dificultou bastante o crescimento de vários lojistas e confecções, muitos empreendedores já notam uma expressiva retomada do setor. Mas quem trabalha nessa área sabe que, apesar dos números animadores, existem ainda certos desafios e dificuldades que precisam ser superados o quanto antes para a manutenção da competitividade dos seus negócios (sejam lojas multimarcas, de departamentos ou especializadas apenas em moda).

Atualmente, os negócio de varejo de moda e vestuário estão cada vez mais exigindo uma experiência de compra que seja eficiente, emocionante e que apresente um atendimento ao cliente de excelência, priorizando suas necessidades e expectativas em relação às marcas que consomem. Nesse cenário, os varejistas tentam descobrir como agradar esse novo consumidor que já está mais do que acostumado a ter experiências pautadas na agilidade e na conveniência do ambiente on-line.

Quais os desafios mais comuns encontrados no varejo de moda?

– Competição acirrada:

O alto número de diversificação de empresas nesse setor (tanto lojas, como confecções), faz com que a concorrência no segmento seja bastante acirrada. Hoje os consumidores mais exigentes desejam que os PDVs ofereçam a eles uma excelente ambientação, um atendimento ao cliente de qualidade, variedade de produtos, inovação contínua e uma experiência do cliente diferenciada.

– Concorrência internacional:

De uns anos para cá, os empresários do setor ainda têm que lidar com o aumento da demanda dos produtos internacionais (especialmente oriundos do mercado asiático). Preços extremamente baixos e a facilidade para importar esses itens pela internet fazem com que muitos varejistas tenham que repensar seus produtos e marcas para conseguir acompanhar a concorrência que entregam artigos com um preço mais acessível aos seus clientes finais.

– Movimentação contínua do mercado:

O mercado da moda e vestuário é um dos que mais se transforma. Em apenas um ano, existem marcas que lançam até 9 coleções (o que acaba complicando as confecções que lidam com gastos extras para os lojistas escoarem todos os produtos). Devido às recessões econômicas, muitas marcas “enxugaram” o número de suas coleções. Contudo, ainda é preciso continuar inovando em sua experiência de compra, pois os clientes estão cada vez mais antenados (graças à internet) e desejam encontrar novidades nas lojas e nas coleções das suas marcas preferidas.

– Sustentabilidade:

A sustentabilidade é um termo que está em alta e muitos consumidores passaram a rever seu relacionamento com as marcas (optando por aquelas que impactem menos o meio ambiente). O setor é um dos que causa ainda um grande impacto à natureza (em especial quando se trata da indústria que usa couro não ecológico e jeans (que consome muita água na sua fabricação). Por isso, já existem marcas que buscam outras maneiras mais sustentáveis de produzir suas coleções.

– Novo comportamento do consumidor:

Graças à internet e a rápida ascensão dos Digital Influencers (influenciadores digitais), é fácil para o consumidor ficar por dentro do que acontece nos principais mercados da moda, como: Milão, Paris, NY e Londres, por exemplo. Isso acaba exigindo cada vez mais criatividade e inovação dos empreendedores para acompanharem todas as novas tendências. A internet possibilita ainda que os clientes tenham mais informações sobre os produtos e marcas que consomem.

Como superar esses desafios para destacar o seu varejo de moda?

Criatividade e inovação continuam sendo soluções extremamente importantes para adaptar seu negócio às novas exigências de um atendimento ao cliente de excelência. No relatório chamado “The Future of Fashion In-Store Engagement”, está um estudo aprofundado sobre as necessidades e preferências de mais de 3.500 consumidores, bem como insights de executivos de 73 das maiores marcas de moda da Europa (a pesquisa foi encomendada e divulgada pela Scandit – empresa global da Smart Data Capture).

Para 93% dos varejistas consultados, o varejo experencial é fundamental para garantir o futuro e a sobrevivência das lojas físicas. 73% afirmam que seus investimentos em tecnologia, nos próximos 12 meses, serão voltados para fornecer experiências multicanais para os clientes. Segundo eles, planejar o uso da tecnologia para capacitar os associados da loja a se tornarem consultores do tipo “concierge” foi visto como uma prioridade para 59% dos entrevistados.

Além disso, as longas filas, disponibilidade limitada de estoque e colaboradores da loja que não ajudam a responder suas perguntas são impedimentos de uma boa experiência do cliente em um ponto físico. “Com o crescimento das compras on-line, os consumidores buscam por experiências de varejo conectadas que sejam flexíveis e perfeitas em todos os pontos de contato”, afirma Samuel Mueller (CEO da Scandit). Aqui a mensagem é bem clara: 84% dos varejistas que implantaram aplicativos para atuar com os clientes registraram um aumento no tamanho médio do pedido de transações da loja.

Como possibilitar um atendimento de excelência no varejo de moda?

Segundo a mesma pesquisa, para 48% dos varejistas, um dos maiores desafios do varejo de moda é a capacidade de recrutar, treinar e reter seus colaboradores. Nesse caso, a tecnologia pode ser uma forte aliada para solucioná-los. Para 53% dos varejistas consultados, os aplicativos são responsáveis por aumentar significativamente a fidelidade do cliente e cerca de 91% daqueles que usam tecnologia tiveram menos paralisações (possibilitando um aumento das vendas e uma melhor mobilidade dos colaboradores da loja).

A captura inteligente de dados fornece aos colaboradores a confiança necessária para fornecer um serviço consultivo com mais precisão e eficiência aos seus clientes, oferecendo uma experiência intuitiva e fácil de usar (com um dispositivo inteligente, eles podem levar para todos os lugares e o dia todo soluções móveis habilitadas com dados inteligentes).

Como incrementar o seu atendimento no varejo de moda?

O futuro do mercado varejista de moda aponta, cada vez mais, para a adoção de uma experiência omnichannel combinada na loja. O levantamento da pesquisa mostrou que:

– 75% dos clientes usariam aplicativos móveis para acessar promoções e ofertas personalizadas na loja;

72% ficariam felizes em usar um aplicativo móvel para saber mais sobre os produtos;

67% dos consumidores estão satisfeitos com o uso de tecnologias de aplicativos móveis;

46% dos consumidores são motivados por demonstrações, displays e eventos para visitar uma loja (25% gostariam de ver mais experiências de realidade aumentada, incluindo informações sobre produtos e cupons digitais).

Para atender a essas novas demandas, mais de dois terços (71%) dos varejistas de moda já investiram em tecnologias em suas lojas, tais como aplicativos de checkout e a tecnologia digital que os sustenta (cerca de 73% deles podem escanear códigos de barras que fornecem informações e disponibilidade adicionais de produtos). Ainda na área do varejo de moda, 68% já podem identificar seus clientes na loja, oferecendo uma experiência de compra mais personalizada (48% têm um aplicativo de ponto de venda móvel para reduzir filas e paralisações).

Hoje, os consumidores desejam encontrar um ambiente de loja inovador e experencial, com elementos (demonstrações, provadores virtuais ou eventos na loja) que atraiam sua atenção e os fidelizem em suas experiências de compra. Esse é um caminho sem volta para o sucesso e a sobrevivência do seu negócio!