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Perspectivas do metaverso no atendimento ao consumidor

Se você costuma utilizar as redes sociais ou se informar a partir de telejornais ou sites de notícias, certamente já ouviu falar sobre o termo metaverso. Esse conceito, que já estava presente no mundo virtual, ganhou a atenção do mundo inteiro quando Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, declarou que o novo nome da sua empresa seria Meta. Esta denominação é uma referência à tecnologia que representa o futuro das relações pessoais, profissionais e comerciais

Até parece mesmo coisa de ficção científica, mas um universo imersivo totalmente virtual está cada vez mais próximo da nossa realidade. O metaverso é uma tendência que vem mexendo profundamente com o mundo da tecnologia e causando um grande impacto nos negócios das grandes corporações, trazendo também grandes mudanças no comportamento da sociedade e, principalmente, em relação à experiência de compra dos clientes. Essa nova realidade vai transformar a forma como os consumidores veem a sua marca e o que eles poderão esperar, muito breve, da sua empresa.  

O que é o Metaverso?

Apesar de ter surgido na década de 90, o conceito de metaverso só ganhou notoriedade mesmo nos últimos anos. Ele se refere à uma realidade virtual e totalmente imersiva. Na mistura entre rede social, jogos de RPG, inteligência artificial e mercado, o metaverso propõe a criação de uma sociedade totalmente digital, na qual as pessoas realizarão as suas atividades do dia a dia e, até mesmo, indo muito mais além, se conectando diretamente com outras pessoas e marcas em níveis ainda inimagináveis.  

É como se surgisse uma comunidade virtual, onde você cria um avatar (da forma que preferir) e compra então um terreno ou uma casa já pronta para morar. Nesse universo paralelo, é possível comprar produtos de várias marcas famosas e oriundos de diversos segmentos de mercado, por exemplo. Lá, você também pode interagir com outros participantes, frequentar festas ou shows e fazer atividades físicas (ou seja, pode fazer tudo que já faz no seu cotidiano, mas em uma realidade virtual).  

Quais são as tecnologias que estão por trás do metaverso?

Para que o metaverso efetivamente exista, é necessário o suporte de uma série de tecnologias, muitas delas de surgimento recente. Conheça agora as principais delas:  

– Blockchain

O Blockchain é uma das principais tendências da tecnologia. Afinal, além de atuar como um importante suporte para o metaverso e as criptomoedas, ele também é utilizado em diversos outros processos, tais como: transações financeiras, autenticação de documentos e comercialização de obras de arte digitais. A sua principal função é permitir que sejam criados conteúdos virtuais autênticos de forma descentralizada e segura. Dessa forma, ele é um dos principais responsáveis pela viabilização do metaverso. Afinal, cada um dos elementos contidos nesse espaço é criado e mobilizado a partir dessa tecnologia.  

– Criptomoedas

Como você já sabe, o metaverso possui uma economia totalmente própria. Nele, você é capaz de adquirir terrenos, casas, produtos, ingressos para shows e festas, entre outras mercadorias e serviços (e tudo isso é feito por meio das criptomoedas). Essa tecnologia permite a criação dessa economia única, abrindo espaço para a compra e venda de produtos autenticados. Alinhada às NFTs (Tokens Não Fungíveis), as criptomoedas prometem ser uma das grandes promotoras do metaverso.   

– Realidade virtual

Outro conceito central para o metaverso é a realidade virtual. Ela se refere ao uso de tecnologias para criar uma realidade totalmente localizada no mundo digital, transportando atividades e estruturas do mundo “real” para o mundo virtual.  Com o uso de tecnologias recentes, como os óculos de realidade virtual, já é possível viabilizar uma experiência totalmente imersiva (sendo essa a principal proposta do metaverso).  

– Realidade aumentada

Apesar de parecerem sinônimos, a diferença entre realidade aumentada e realidade virtual é que, no primeiro caso, são usados elementos do mundo físico na integração com o mundo digital. Para entender melhor como isso funciona, imagine a sala da sua casa: com a realidade aumentada, além dos elementos que está vendo (como o sofá, a mesa e a televisão), você seria capaz de ver também os elementos digitais. Além disso, nesse ambiente, poderá haver outros avatares para interagir com você nesse momento (obras de arte digitais, objetos de decoração, animais e outros). Tudo isso já é possível com o auxílio dos óculos de realidade aumentada.

Como o metaverso irá afetar a experiência do cliente?

Hoje, o cliente que está presente no mundo digital, interagindo com o metaverso e buscando por produtos no ambiente virtual, possui um perfil muito diferente do consumidor de alguns anos atrás. Ele é omnichannel, ou seja, vê pouca separação entre o mundo digital e o físico, marcando presença em ambos. Dessa forma, o comportamento do cliente muda, assim como as suas expectativas e necessidades.

Hoje, ele quer que as empresas com as quais se relaciona estejam também presentes em todos esses canais e deseja aproveitar as facilidades de escolher a melhor forma de consumir e se comunicar com as marcas. Por exemplo: um cliente que compra um tênis de uma marca famosa, pode querer encontrar também uma versão autêntica para o seu avatar no metaverso. É essa imersão e integração que ele irá buscar como consumidor e a sua empresa deverá estar muito bem preparada para atendê-lo com essa tecnologia.

A personalização do atendimento no metaverso

O metaverso muda não apenas a forma como o seu cliente se comporta e consome, mas a forma como ele se comunica com a marca. Isso traz novas possibilidades para os consumidores, fazendo com que eles busquem por novas formas de atendimento também. São abertas novas possibilidades de o cliente entrar em contato com a sua empresa, de qualquer lugar e a qualquer hora. Se isso já era possível de ser feito pelos canais digitais, quando se fala em metaverso, há uma união maior entre o físico e o virtual.  

O cliente entra em contato com o atendente não apenas por um chat, mas com o seu avatar, indo até a sua loja no metaverso e conversando com um avatar do seu colaborador como se estivesse na sua loja física. Nesse ambiente, o cliente é capaz de ver o produto, falar sobre os seus problemas e interagir como se estivesse no seu próprio estabelecimento, mas sem sair de casa. Esse novo caminho de personalização no atendimento fará com que o cliente não se sinta como um número a mais, percebendo que está sendo valorizado e que a marca se preocupa com os seus desejos e necessidades em todos os momentos da sua jornada de compra, contribuindo assim para a sua retenção e fidelização.

A tendência do metaverso está em constante evolução e impactará significativamente a forma como você vende e se comunica com o consumidor. Pense nas infinitas possibilidades que essa tecnologia trará para o atendimento ao cliente da sua empresa. É um novo e importante universo de relacionamento que se abre para você!