Recentemente, trouxemos dois artigos que falaram sobre a forma como o consumidor atual vem em constante processo de mudança de comportamento e as novas formas de construção de elo entre empresa-consumidor, onde as equipes de vendas com foco apenas no atingimento de metas “a qualquer custo” não tem mais espaço. As metas de vendas são importantes, é claro, mas precisam estar alinhadas tanto aos objetivos da empresa quanto preocupadas verdadeiramente em entregar soluções às dores e anseios dos clientes. E para que isso seja possível, é fundamental que a empresa possua um time de vendas com os melhores talentos e imbuído dos ideais de foco no cliente.
Sendo assim, é fundamental para toda a organização que busca a evolução contínua dos seus resultados de negócios e deseja permanecer competitiva no seu mercado de atuação, organizar a gestão de sua equipe de vendas. Por isso, o incentivo permanente dos colaboradores que trabalham na área comercial é uma forma inteligente de garantir que eles desempenhem as atividades com satisfação, determinação e comprometimento, além de servir como um elemento importante para colaborar para a retenção de bons talentos individuais.
Uma equipe totalmente alinhada com seus objetivos estratégicos e motivada o bastante para atendê-los com máxima eficiência, impacta diretamente nos índices de produtividade e lucratividade da empresa. Sentir-se parte desse processo é um elemento motivador para que pessoas de alta performance permaneçam ativas e satisfeitas dentro da organização.
Para reter talentos, é preciso identificá-los e saber como motivá-los
A retenção de talentos na área comercial exige a tomada de algumas ações de engajamento, benefícios e reconhecimento da empresa. As pessoas desejam ser reconhecidas e recompensadas pela entrega do seu trabalho.
Portanto, a retenção de talentos requer um olhar cada vez mais cuidadoso por parte do gestor da área ou da própria organização. Profissionais de vendas insatisfeitos e desmotivados têm a sua produtividade totalmente comprometida, influenciando negativamente no clima organizacional da empresa. Já uma equipe comercial 100% capacitada e comprometida com os objetivos da organização, precisa ser sempre valorizada e motivada.
9 ações para sua empresa incentivar e reter uma boa equipe de vendas:
É preciso estabelecer um plano estratégico que promova o engajamento e a motivação dos seus profissionais de alto desempenho para que a sua empresa alcance sempre bons resultados de vendas e retenham os melhores valores individuais na sua equipe. Seguem aqui algumas ações que podem ser implantadas:
1. Crie um ambiente de reconhecimento profissional
Um ambiente de trabalho participativo contribui para o bom desempenho da equipe de vendas. Para criar essa atmosfera organizacional, incentive as suas lideranças a destacarem a participação ativa e os méritos dos seus liderados, deixando claro que são pessoas fundamentais para os resultados positivos da empresa. Cada membro da equipe se sente valorizado quando sabe que é uma parte importante do seu processo de venda (da captação de clientes ao pós-venda).
2. Invista em capacitação profissional
A empresa que investe em treinamentos contínuos, qualifica sua equipe de vendas a entender as reais necessidades e o perfil do consumidor que o seu negócio quer atingir. A capacitação técnica permite que a empresa se prepare para lidar com todas as etapas do processo de vendas, mostrando que valoriza todos os profissionais que fazem parte dela. Cursos, palestras e especializações podem ser excelentes formas de incentivar e reter os melhores membros da sua equipe comercial.
3. Proponha metas realistas para a equipe
Em 2022, a Síndrome de Burnout (estresse crônico de trabalho) passou a ser classificada como uma das doenças mais presentes no ambiente corporativo pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Dessa forma, é preciso que a organização tenha em mente um olhar bem mais cauteloso quanto à saúde física e emocional da sua equipe de vendas, onde a busca por resultados imediatos é constante. A produtividade é uma meta organizacional a ser definida dentro de parâmetros que não ultrapassem os limites individuais. Evite estabelecer metas inatingíveis e que acabem frustrando até mesmo os seus melhores valores dentro da área comercial. E preciso que tais metas (podem ser diárias, semanais, mensais e anuais, dependendo de seus objetivos) estejam de acordo com o momento do mercado e se alinhem com o potencial que a sua equipe pode oferecer.
4. Conheça os sonhos da sua equipe
Pessoas querem ser reconhecidas pela realização dos seus trabalhos. Por isso, saber reconhecer e recompensar os membros da sua equipe pelas metas alcançadas é uma maneira de incentivá-los a continuar desempenhando de forma cada vez mais eficiente o seu trabalho. Estabeleça comissões e bonificações extras sobre as vendas. Procure conhecer os sonhos e as necessidades dos seus colaboradores para que você possa oferecer benefícios ainda mais assertivos. Nem sempre a remuneração será a única ou a melhor forma de incentivar e reter uma equipe de vendas.
5. Crie um plano de carreira para a equipe
Alinhe as expectativas dos membros da sua equipe às oportunidades que possam aparecer. Um profissional de vendas que não tem qualquer perspectiva de crescimento dentro da organização se sentirá desmotivado na realização e na continuação do seu trabalho. Ofereça um plano de progressão de carreira para que ele possa se motivar e evoluir profissionalmente dentro da sua organização (uma promoção para um cargo sênior, por exemplo).
6. Implante a gamificação na área comercial
Motivar e engajar são duas palavras que fazem a diferença no tempo de retenção dos seus bons colaboradores. É um grande desafio para a área comercial, onde há uma grande rotatividade de profissionais. A gamificação é uma estratégia de” jogos e rankings” que vem sendo adotada nos ambientes corporativos e, principalmente, no setor vendas. A criação de uma competição saudável, com metas bem definidas e recompensas, pode gerar resultados significativos entre a sua equipe de vendas. Elabore regras que permitam mais de um(a) “vencedor(a)” para evitar possíveis atritos entre os colaboradores e colaborem para o engajamento das pessoas. Afinal, se a empresa estimula regras em que apenas um funcionário é premiado, os outros que não venceram o “jogo” podem se sentir desmotivados (pode-se criar uma premiação para os três melhores colocados de cada equipe, por exemplo).
7. Realize feedbacks junto à equipe de vendas
É importante que o(a) colaborador(a) saiba se está indo bem ou se precisa melhorar em algum ponto do seu trabalho (uma coisa que não deve acontecer são os feedbacks apenas quando algum erro é identificado ou quando a equipe não consegue atingir uma meta). Profissionais de alta performance sentem-se motivados quando sabem que o seu trabalho está sendo bem visto pelas lideranças da empresa e trazendo bons resultados. Investir na comunicação é também investir na retenção de talentos da sua equipe de vendas.
8. Disponibilize as melhores ferramentas de trabalho
Outro ponto relevante é garantir que a equipe comercial tenha as ferramentas necessárias para a realização do seu trabalho. Computadores, celulares e internet de qualidade são fundamentais para a gestão da sua agenda de contatos e fidelização da sua carteira de clientes. Hoje, também já existem alguns recursos que facilitam a análise de dados ligadas ao desempenho da sua equipe de vendas e ainda sistemas que ajudam a traçar o perfil dos clientes (avaliando o seu padrão de compras junto à organização).
9. Inspire a sua equipe
A equipe de vendas precisa sentir respeito, confiança e credibilidade na sua liderança para alcançar os resultados estabelecidos como meta. Os gestores precisam saber enxergar e entender a individualidade de cada membro, reconhecendo suas habilidades e demonstrando interesse pelo seu crescimento profissional. É vital que os gestores estejam disponíveis para atender suas necessidades e ouvir as suas opiniões em relação a todo o processo de vendas na organização.
Por mais importantes que sejam os números, são os talentos da sua empresa que fazem tudo acontecer!