Você está visualizando atualmente O papel das lideranças no sucesso de um projeto

O papel das lideranças no sucesso de um projeto

Para que um projeto seja bem-sucedido é necessária a combinação de vários fatores que acabem convergindo para um mesmo objetivo. Nesse sentido, muitas organizações entendem que o papel da liderança é de suma importância para capacitar uma equipe durante todo o seu desenvolvimento profissional, pois é preciso que esse esforço de trabalho coletivo seja bem construído e alinhado para se atingir plenamente os resultados pretendidos em cada projeto.

Ser um bom líder não é tarefa fácil. Cada pessoa apresenta um tipo de perfil ou de experiência adquirida ao longo da sua vida pessoal e profissional. Por isso, é preciso muito aprendizado e dedicação para que o exercício da liderança impacte positivamente os seus colaboradores e a sua organização. Afinal, para exercer essa função importante, a pessoa deve ter a capacidade de saber influenciar pessoas, conectar objetivos e pensar estrategicamente.

Como as lideranças podem colaborar para o sucesso de um projeto?

O papel da liderança na condução de um projeto está ligado ao aprimoramento do seu próprio desempenho profissional e na gestão do seu relacionamento com os membros da equipe, sendo que algumas habilidades inerentes à função são fundamentais para a obtenção do seu sucesso:

1. Visão de Negócios

Antes de tudo, um líder precisa ter a capacidade de enxergar onde se quer chegar e quais os caminhos necessários para se obter sucesso com o seu projeto. É preciso que o planejamento do trabalho seja bem claro para que todos os membros da equipe possam se envolver com mais assertividade, através de uma dinâmica de relacionamento que seja transparente, ágil e eficiente tanto para a empresa quanto para os colaboradores envolvidos.

2. Organização do Projeto

É preciso que todas as metas e tarefas do projeto sejam bem definidas, desde a fase do planejamento até à sua conclusão. Cabe ao líder organizar as ideias e os principais pontos de cada etapa para um bom andamento do trabalho junto à sua equipe. Dessa forma, todos terão uma visão única e objetiva sobre a trajetória necessária para se alcançar os objetivos estipulados pela organização.

3. Comunicação Clara

A comunicação assertiva e objetiva é um fator fundamental e que pode impactar positivamente ou não na execução de um projeto. É essencial que uma liderança possua uma boa capacidade de interação com seus superiores e os membros da sua equipe, fazendo-se compreender por todos. É preciso apresentar todas as informações com clareza para que não ocorram distorções ou riscos durante as etapas do projeto. Saber se comunicar é imprescindível!

4. Poder de Negociação

A liderança deve saber delegar funções, conciliar tarefas e prazos, cobrar seus colaboradores e, principalmente, ser flexível na hora de negociar seu posicionamento frente a uma situação que ocorra durante as etapas do projeto. Essa negociação não se limita apenas ao relacionamento com a equipe, mas se estende também à própria empresa, fornecedores, consumidores etc.

5. Controle das Habilidades

Um bom líder deve saber canalizar as energias e habilidades da sua equipe em função dos objetivos do projeto, tendo absoluto controle sobre seus recursos e a melhor forma de aplicá-los para obter bons resultados mais adiante. Qualquer tomada de decisão tem uma influência direta sobre os membros da equipe. Por isso, manter a tranquilidade e objetividade durante os processos operacionais do projeto é essencial para a criação de um ambiente de trabalho harmônico, transparente e eficiente.

6. Inspiração e Engajamento

Uma boa liderança deve ter a capacidade de inspirar e engajar a sua equipe. O sucesso de um projeto já começa nas boas atitudes e nos exemplos que o líder dá durante a sua trajetória de relacionamento com cada integrante e seus superiores. Um verdadeiro líder sabe como falar, ouvir e motivar seus liderados para que o trabalho se desenvolva de forma ágil e produtiva.

7. Compreensão Analítica

Mensurar o que foi obtido durante as etapas do processo é de extrema importância para um bom desempenho da gestão de projetos. Com essa apuração, a liderança pode checar a necessidade de fazer alguns ajustes e aprimorar o rendimento da equipe. Através de uma análise precisa, se tem a noção do que já foi realizado e o que ainda precisa ser feito para a conclusão do projeto.

Construindo lideranças: o diferencial para um projeto ser bem-sucedido

O sucesso de um projeto surge como resultado da escolha de uma liderança capacitada, de uma dedicação coletiva e do alinhamento de todos com os objetivos estratégicos da empresa. Cabe então às organizações identificar as potencialidades das pessoas, guiar o seu aprendizado e apoiá-las durante a criação das soluções de novos desafios.

Atualmente, para se manter competitivas no mercado, as empresas investem continuamente em diversos treinamentos de liderança para o desenvolvimento da visão estratégica e do pensamento analítico de seus colaboradores. Dessa forma, todos serão capazes de cumprir com excelência as suas funções de acordo com as expectativas e as particularidades do seu negócio.

Esses são fatores que impactam positivamente no engajamento e na performance dos projetos, onde o papel das lideranças é cada vez mais utilizado para se estabelecer uma sensação de pertencimento à cultura organizacional e ser um diferencial competitivo no mercado.