No momento, você está visualizando Desmistificando a Produtividade

Desmistificando a Produtividade

  • Categoria do post:Liderança

“A tênue diferença entre ganhar e perder, na maioria dos casos, reside numa única palavra, bastante propagada entretanto pouco compreendida em profundidade: produtividade. Entender seus conceitos e, principalmente, aplicá-los é fundamental frente a dinâmica da economia moderna, influenciada pela globalização.”

DEFINIÇÃO DE PRODUTIVIDADE – resultado do esforço associado à uma determinada tarefa ou trabalho, incluindo conceitos de lucratividade, eficiência, efetividade, valor, qualidade, inovação, nível de vida, etc.

A TEORIA DA PRODUTIVIDADE – os gestores precisam conhecer até que ponto os esforços de seu time atendem as expectativas da empresa. Não há controle e possibilidade de correção de desvios sem que existam metas, planos e padrões de desempenho pré-estabelecidos. O planejamento estratégico é o principal método para os gestores estabelecerem metas e planos de ação para a organização, incentivando esforços e orientando a obtenção de resultados esperados.

A produtividade ou as realizações das pessoas e organizações oscila. Somos mais ou menos produtivos, dependendo da tarefa, interesse e motivação. Por sua vez, a eficiência da organização é diretamente influenciada pela satisfação de seus colaboradores.

As expectativas dos gestores e o tratamento dispensado aos colaboradores determinam fortemente o desempenho das equipes e os níveis de produtividade. Esses gestores têm a exclusiva opção criar expectativas de desempenho, às quais a maioria dos colaboradores corresponde.

Portanto, o sucesso do programa de incremento da produtividade está diretamente relacionado a sua compreensão por parte da equipe da empresa. O grau de aceitação tende a subor à medida em que os profissionais saibam como os seus esforços irão beneficiar a empresa e eles mesmos. Para manter uma consciência contínua e a expectativa sobre o programa de produtividade, obriga à empresa a reconhecer os colaboradores que venham a obter os melhores níveis de desempenho.

O objetivo de ser competitivo e manter ou incrementar resultados requer monitoramento constante dos esforços, em outras palavras, o sucesso contínuo requer medição contínua da produtividade.

Assim como as vitaminas, que devem suprir constantemente nosso organismo, sem contínuo controle da produtividade a empresa fica apática, improdutiva.

É desnecessário salientar que o programa de produtividade deve ser obrigatoriamente apoiado pela alta direção da empresa.