No momento, você está visualizando 16 Características do líder que capacita sua equipe

16 Características do líder que capacita sua equipe

  • Categoria do post:Liderança

Em um mercado extremamente competitivo, o ambiente empresarial lida diariamente com inúmeras cobranças e uma série de processos organizacionais, levando à necessidade de ter figuras de liderança que se posicionem na supervisão desse crescente fluxo de trabalho. Contudo, nem todas as pessoas escolhidas para essa posição mostram-se realmente preparadas. Em uma recente pesquisa realizada pela Gallup, com mais de 2.5 milhões de gestores de todo o mundo, concluiu-se que 70% dessas pessoas não estão suficientemente preparadas para assumir cargos de liderança.

Empresas de headhunting (especializadas em encontrar profissionais qualificados) estão prosperando, impulsionadas pela grande procura por essa função. Mais do que estar à frente de uma operação e gerar resultados, um verdadeiro líder precisa saber motivar, inspirar e influenciar positivamente sua equipe. Afinal, gerir pessoas significa ter que lidar com personalidades e motivações diferentes das suas e, ao mesmo tempo, manter a energia e o equilíbrio da equipe sempre em alta para o sucesso dos negócios.

Como transformar cargos organizacionais em perfis de liderança?

Hoje em dia, as organizações bem-sucedidas já procuram, em seus diversos processos seletivos e treinamentos de qualificação profissional, identificar as melhores características de liderança entre seus gestores, supervisores, coordenadores e outros cargos relativos à função. É uma habilidade valiosa e bastante requisitada para o crescimento de qualquer negócio que pode (e deve) ser constantemente desenvolvida.

Quem assume uma posição de liderança deve desempenhar um papel que seja de inspiração e motivação junto às pessoas que constroem a empresa. Não é uma posição de poder, mas sim de orientação que divide responsabilidades e promove uma rede de grande confiança, criando uma cultura organizacional muito mais saudável, ágil e eficiente para todos.

Conheça as principais características de liderança que capacitam e otimizam o desempenho de uma equipe:

1. Transparência

Honestidade e confiabilidade são essenciais a um líder. As pessoas admiram aqueles que são leais às suas palavras e responsáveis por suas decisões/ações. A transparência é um fator que traz a confiança e o respeito de uma equipe.

2. Inteligência Emocional

A inteligência emocional é uma das características mais presentes em lideranças bem-sucedidas e também a mais requisitada no mercado de trabalho. A capacidade de saber identificar, avaliar, entender, manter o equilíbrio das emoções e ter o controle de suas reações é fundamental para se estabelecer uma relação entre as pessoas (isso vale também para as pessoas ao redor, entendendo a perspectiva do interlocutor e sabendo lidar com suas reações. É preciso investir no autoconhecimento e no desenvolvimento pessoal.

3. Empatia

Uma forma de fortalecer as relações com sua equipe e promover uma interação saudável é através da empatia. Saber se colocar no lugar do outro e entender o seu ponto de vista (mesmo sem concordar), leva a um melhor desempenho tanto da liderança quanto da equipe. Um líder deve compreender as necessidades dos outros, perceber o que se passa em suas mentes, estar ciente de seus sentimentos e pensamentos (inclusive nos momentos de crise, quando os colaboradores acabam sendo impactados e o rendimento tende a cair).

4. Comunicação assertiva

A comunicação assertiva é uma ferramenta poderosa em uma liderança, que deve ser sempre clara, transparente, objetiva, firme e respeitosa em suas relações de trabalho, transmitindo confiança e segurança à sua equipe. A escolha das palavras para cada situação é importante dentro da comunicação, além da capacidade de saber dar e aceitar feedbacks (sejam eles positivos ou não), mas sempre de uma forma construtiva.

5. Gerenciamento conflitos

Ter habilidade para a resolução de problemas e conflitos são cruciais em uma boa liderança. É preciso saber analisar uma situação por todos os lados e chegar a uma solução que seja justa e satisfatória para todos os envolvidos, bem como para o crescimento da empresa.

6. Atualização

É preciso entender que sempre há espaço para melhorias em todos os níveis e, por isso, é obrigação se manter atualizado, tanto em termos de tendências quanto de conhecimento da área. O aprendizado deve ser um ato contínuo nessa função por meio de cursos, treinamentos, palestras, workshops, imersões, dinâmicas de grupos e seminários entre outros. Assim, os líderes não apenas estão preparados para lidar com os novos desafios, como passam também esse conhecimento adiante para todos na equipe.

7. Olhar atento

É preciso conhecer os membros da sua equipe e estar atento ao perfil, às habilidades e às dificuldades de cada um. Ao identificar os pontos fortes e que precisam ser melhorados entre seus colaboradores, é possível desenvolver estratégias de desenvolvimento, além de aproveitar melhor as qualidades de cada um. Dessa forma, esses profissionais se sentem mais valorizados e motivados, alcançando assim um resultado positivo e de acordo com os objetivos da empresa.

8. Motivação

Grandes líderes empoderam seus funcionários para que alcancem o máximo de produtividade, satisfação e crescimento. Uma forma de motivação é reconhecer o esforço e valorizar os resultados positivos. Isso ajuda a fomentar habilidades e capacitar para que todos ajam com mais segurança e autonomia, construindo uma sensação de pertencimento e comprometimento entre os membros da sua equipe.

9. Inspiração

Ser um exemplo de profissional é mais uma das características de um líder, influenciando as pessoas ao redor e mostrando o melhor caminho a seguir. Demonstrar comprometimento, cooperação e resiliência são formas de inspirar a equipe e elevar a produtividade principalmente em ambientes com metas mais agressivas (como na área de vendas por exemplo). Uma liderança inspiradora é capaz de marcar positivamente a trajetória profissional e até mesmo pessoal de seus colaboradores.

10. Trabalho em equipe

Não são apenas os colaboradores que devem saber se relacionar, conviver e trabalhar em equipe. Um líder precisa estar disposto a interagir com a sua equipe e ajudá-la a encontrar maneiras de desenvolver novas habilidades, dando espaço às suas ideias e valorizando a participação ativa de todos.

11. Respeito

O respeito é a base de um bom relacionamento e, na liderança, não é diferente. Um líder deve tratar todos os seus colaboradores com o máximo respeito e sem qualquer tipo de discriminação. A busca por um bom clima organizacional alivia possíveis tensões e evita conflitos desnecessários, gerando maior confiança, engajamento e motivação.

12. Justiça

Bons líderes são justos com seus colaboradores e seus processos organizacionais, abrindo espaço para que todos atuem bem em suas funções e prosperem juntos. O incentivo contínuo à diversidade, à empatia, à escuta ativa e à igualdade são maneiras de agir de forma correta e justa.

13. Curiosidade

Um bom líder deve interessar-se pelo entendimento e pelo aprendizado sobre os mais diferentes assuntos, aumentando a sua bagagem cultural e técnica. Isso amplia seus horizontes e colabora para suas tomadas de decisões (o networking e o contato com novas tendências do mercado fazem parte disso).

14. Criatividade e Inovação

Ser líder significa estar aberto a novas ideias, possibilidades, perspectivas e estar disposto a novas práticas quando necessário. A criatividade e a inovação ajudam a dar um olhar amplo sobre diversos cenários, a pensar fora da caixa e a encontrar as melhores soluções.

15. Flexibilidade

Ter poder de adaptação e agilidade quando necessário são características importantes em um bom líder. Em um mercado em constante transformação, deve-se saber o momento de recuar, reavaliar e determinar novas estratégias.

16. Compreensão Analítica

Mensurar o que foi obtido durante as etapas do processo em equipe é de extrema importância para um bom desempenho da gestão de projetos. Com essa apuração, a liderança pode checar a necessidade de fazer alguns ajustes e aprimorar o rendimento dos seus colaboradores.